quinta-feira

Contacto de 1º grau com a polícia

Noite de saída. Tudo bem disposto e cheio de energia.

À ida para casa os nossos amigos são parados à saída da ilha (uma "língua" de Luanda, com o aspeto de ilhota, conhecida pelos vários bares, discotecas e praias. Normalmente à noite está sempre cheia de confusão).

Sr. Polícia: Boá nóiti. Os dócumentos p' favor!

Amigo a conduzir: Tem aqui senhor agente.

(o senhor agente lê tudinho com muita atenção, vira-revira a carta, vira-revira o passaporte, vai ao carro, volta do carro, fala com o colega e...)

Sr. Polícia: Bêbéu?

Amigo a conduzir: Pouco.

Sr. Polícia: Vais sóprar no bafómetro.

(silêncio... amigo a conduzir com cara de pânico... Polícia vai ao carro, tira uma caixinha de um caixote no banco traseiro e volta com o instrumento, também chamado na civilização de BALÃO.)

Amigo a conduzir: Mas eu bebi mesmo pouco.

Sr. Polícia: Mas vai ter que sóprar.

(cara de pânico do amigo a conduzir ainda maior.)

Sr. Polícia: O sinhór, saia da viátura.

(Amigo a conduzir sai da viatura e com a cara mais pálida de sempre, sopra no bafómetro - palavra terrível esta!)

Sr. Polícia (com um ar muito zangado): Você tem 0,13 ("zero treze")

(Amigo a conduzir ganha cor e com um sorriso de felicidade...)

Amigo a conduzir:Vê, eu não lhe disse que tinha bebido pouco. Posso ir?

Sr. Polícia: Tu tem "zero treze". Vais tê d'ir à esquádra.

Amigo a conduzir (confuso): Mas 0,13 está dentro dos limites... (olhou para nós ainda com ar confuso a pensar que estava ele a fazer o erro de cálculo ou do código da estrada) não é?

Sr. Polícia: Tu tem "zero treze". O limiti é "zero cinco".

Amigo a conduzir (riu - grande erro): Sim, o limite é 0,5 mas equivale a dizer "zero cinquenta" pela sua ordem de ideias.

Sr. Polícia (muito chateado): Vôce 'tás a gozar comigo??!!!!! Olha qui sou um ágente da léi!!!!

Amigo a conduzir (em pânico outra vez): Não não! Eu não estou a gozar! É mesmo!

Sr. Polícia (ainda mais chateado): Vôce 'tás-me a dizê que "zero cinco" é máisi que "zero treze"?

Acabou bem graças a um superior que estava no local e sabia o que uma vírgula pode fazer nos números.

Mas só vos queria mostrar pequenas dificuldades do nosso dia-a-dia em Angola.

8 comentários:

  1. Portugal está pobre, falido mesmo, mas eu não o trocava por nada.:)

    ResponderEliminar
  2. Bolas!!!!
    Assustador...
    O meu pai esteve 9 anos em Angola, voltou em 1968 com a minha irmã mais velha, sempre fala com muita saudade dos tempos em que lá esteve... Da beleza da Baía de Luanda... Vou ser franca, nunca me puxou visitar Angola... Apesar de acreditar que seja um país lindíssimo...

    ResponderEliminar
  3. em qualquer parte do mundo é sempre dificil viver ou recomeçar...
    kis .=)

    ResponderEliminar
  4. Meninas, já perceberam porque é que eu tenho tantas saudades da nossa terrinha lusitana mesmo com essas confusões todas? :)

    ResponderEliminar
  5. Jesus...essa é mesmo para rir!!

    ResponderEliminar
  6. Claro que percebo... Andam-me a sondar para me aventurar por terras helvéticas... Já lá estive por 4 vezes... E... Ainda assim... Pensar ficar mais do que umas semanas custa (já cheguei a estar 2 meses), apesar de lá tudo funcionar e haver uma possibilidade de melhoria de vida... a ver vamos...

    ResponderEliminar
  7. Aahaha morri:P
    Os angolanos nunca primaram pela inteligência verdade seja dita...

    ResponderEliminar